Baner

sábado, 7 de abril de 2012

Jesus e Jesus Barrabás

Texto Bíblico: Marcos 15.6-15
Ora, por ocasião da festa, era costume soltar ao povo um dos presos, qualquer que eles pedissem.Havia um, chamado Barrabás, preso com amotinadores, os quais em um tumulto haviam cometido homicídio.Vindo a multidão, começou a pedir que lhes fizesse como de costume. E Pilatos lhes respondeu, dizendo: Quereis que eu vos solte o rei dos judeus? Pois ele bem percebia que por inveja os principais sacerdotes lho haviam entregado. Mas estes incitaram a multidão no sentido de que lhes soltasse, de preferência, Barrabás. Mas Pilatos lhes perguntou: Que farei, então, deste a quem chamais o rei dos judeus?Eles, porém, clamavam: Crucifica-o! Mas Pilatos lhes disse: Que mal fez ele? E eles gritavam cada vez mais: Crucifica-o! Então, Pilatos, querendo contentar a multidão, soltou-lhes Barrabás; e, após mandar açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.
Gosto de ver a soberania de Deus, ver seu poder acima de todos, como ele maneja as pessoas, de como estamos sobre seu controle e por mais que choremos, esperneemos, dizemos que ele não nos manda, ele continua a nos mandar. Aqui se vê como todos estão debaixo de sua mão, fazendo o que ele quer. É o que digo, a vida é uma peça feita por Deus, e nós seus personagens.
Na sua bíblia talvez não se encontre o nome de Jesus antes de Barrabás, mais alguns escritos trazem isso. Não quero trazer o mérito de se colocar ele, ou não. quero mostrar uma peça montada por Deus. Uma peça da vida real.
Veja como eu vejo esta historia:
Temos dois personagens, vamos dizer, principais, Jesus e Barrabás, a cena se passa como é explicado no texto. Deus pega esses dois e põe um na frente do outro para medir forças, ou amores. Um, aquele que o povo odeia, um ser de amor, puro, perfeito, o outro, um herói dos tempos modernos, um justiceiro; aquele tipo de" rambo ". Um é o tipo de Cristo que as pessoas esperavam, guerreiro, valente, o outro, um ser enviado por Deus.
Aí estão, os personagens, postos diante de um povo, que representa o mundo. Um, o filho de Deus, o outro, um filho do Diabo. Todos os dois vieram para libertar, um de uma maneira sangrenta, o outro também, mais só que tirando seu próprio sangue, já o outro, o dos outros.
Eles são posto diante do povo, e quem o povo prefere?
Deus nos mostra com essa historia, o tipo de salvador que agradaria o povo, ou o mundo. As pessoas quando vão falar de violência, falam com um ódio tremendo. Quando vêem um bandido matando um pai de família, querem o pena de morte, e ficam triste se não vêem. As crianças amam filmes de "Batman", gostam de o herói torturando, batendo, nos criminosos.
As pessoas não querem um salvador como Jesus, querem um, como Barrabás, um homem violento.

Um comentário:

  1. Venho agradecer a oportunidade, de realizar um desejo de pesquisar a "Palavra Barrabás".Hoje consegui, podendo partilhar,com meu grupo de Ministros da Eucaristia, em nossa Paróquia

    ResponderExcluir