Baner

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Jesus no lago da Galiléia

Texto Básico: Lucas 5.1-11

Aconteceu que, ao apertá-lo a multidão para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré; e viu dois barcos junto à praia do lago; mas os pescadores, havendo desembarcado, lavavam as redes. Entrando em um dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia; e, assentando-se, ensinava do barco as multidões.
Quando acabou de falar, disse a Simão:Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar.
Respondeu-lhe Simão: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas sob a tua palavra lançarei as redes.
Isto fazendo, apanharam grande quantidade de peixes; e rompiam-se-lhes as redes.Então, fizeram sinais aos companheiros do outro barco, para que fossem ajudá-los. E foram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase irem a pique.Vendo isto, Simão Pedro prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, retira-te de mim, porque sou pecador. Pois, à vista da pesca que fizeram, a admiração se apoderou dele e de todos os seus companheiros, bem como de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram seus sócios.
Disse Jesus a Simão: Não temas; doravante serás pescador de homens. E, arrastando eles os barcos sobre a praia, deixando tudo, o seguiram.

Meu querido (a), quero lhe parabenizar por buscar o conhecimento, a sabedoria e convida a numca se apartar delas. É um grande prazer saber que está a aprender as coisas das Escrituras. A passagem é a de Jesus fazendo o milagre dos peixes. Vamos aprender!
Note a passagem, perceba como se desenrola a historia. Pense na passagem como uma cena de novela escrita, que tem quer colocada para ser encenada.
No versículo um se nota que não é especificado o dia, em que tal acontecido se passa, sendo assim não se pode dizer qual dia foi.
Jesus se encontrava na praia do logo da Galiléia (1a), e a multidão se apertava envolta dele, não para outra coisa mais para ouvir a palavra de Deus (1b). Então Jesus esta naquela praia, em sua volta, o apertando uma multidão a fim de escutar a mensagem de Deus. Essa gente não vinha por outro objetivo; não vinha para ver pessoas, para passiar, não; eles tinnha o interesse na pregação da palavra de Deus.
As igrejas estão cheias de pessoas, mais de todas quantas vão ao seu encontro para ouvir o que Jesus ensina sobre a pessoa de Deus? Deixo isso para reflitir.
Temos assim a primeira lição, bucar Jesus para ouvir seus ensinamentos de Deus.
Então pode se perceber que Jesus não estava muito cumodado com aquela situação de aperto, então ele ver uns barcos no lago (2a). Jesus entra em um deles, o de Simão, não para fujir, mais para ensinar muitidão (3). Note que ele ensina sentado (3b) mostrando que não tem pressa em saír dali.
Hoje se você for numa igreja preceberá possivélmente o pregador em pé, digo; não mostra que se há uma pressa em terminar logo o sermão? Se uma pregação durasse mais de uma hora, será que você gostaria, ou ficaria impassiente, querendo o seu fim logo?
Temos agora a segunda lição, não poupar tempo quando se estiver ensinando a palavra de Deus.
Do versículo quatro  a dez temos o milagre dos peixes.
Vejamos o que se aprende.
Note que o acontecido vem depois de Simão o ter deixado em seu barco pregando. Ele poderia ter negado tal desejo de Jesus, mais não fez isso, deixou em seu barco.
Jesus está dando o pagamento por ter feito isso. A lei diz que o trabalhador é digno de seu salário (1 Coríntios 9.9), e é o que Jesus está fazendo com Simão.
Note que no versículo quatro Jesus dá uma ordem a Simão, no cinco ele obedece e no seis ele recebe a recompensa.
Se Simão não tivesse obdecido a Jesus ele não teria saido dali com o seu pagamento.
Quando uma pessoa recebe em sua casa um servo de Deus, recebe Deus também, mais entenda, a recompensa de quem abriga um servo é a sua mensagem.
Eu até a presente data mim encontro na casa de meus avós, eu sou um servo de Deus, eles abrigam um servo de Deus em sua casa, e devem por justiça receber seu salário por isso, mais tal só virá se eles escutarem o servo de Deus.
Também se pode comprender outra coisa, que uma pessoa para ser abençoada por Deus deve lhe obdecer. Quem não conhece a historiam de Naamã e do profeta Eliseu. Cuja a bênção só vei devido a obdencia.
Veêm o quanto se aprende com o milagre!
No versículo oito se aprende uma coisa interessante.
Simão Pedro vendo aquilo ajoelhou-se, uma atitude de adoração a Deus, mais é para Jesus que ele o faz. Depois o chama de Senhor, outro atributo de Deus, que põe Jesus como dono e ele Simão como escravo. Continuando; ele pede para se afastar dele, pois ele é pacador, uma atitude que chama Jesus de santo. Simão Pedro tinha se convertido ao cristianismo verdadeiro.
Jesus concede a Pedro o perdão salvador (10b). Note que tal coisa não vêem precedido de um pedido de Pedro, mostrando assim que veio pela graça de Jesus.
Jesus simplesmente quer salvar Pedro. É como se eu chegasse num lugar, visse uma pessoa e sem ela ter feito nada para tal, eu a colocasse num cargo de uma importante empressa. Ela não está lá por merecimento, mais por minha vontade, assim acontece aqui.
Posteriomente a isso eles deixam tudo e seguem Jesus (11). A palavra tudo engloba muitas coisas, como familia, emprego.
Pessem só: eles estavam a noite pescando (5), ai eles largam tudo. Pense o quanto eles estava dependendo daquela pescaria, para ter passado a noite, e simplesmente ele largaram tudo e seguiram a Jesus.
Você faria isso por Jesus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário