Baner

terça-feira, 8 de maio de 2012

O Silêncio


Texto Básico: Marcos 15.1-5
Logo pela manhã, entraram em conselho os principais sacerdotes com os anciãos, os escribas e todo o Sinédrio; e, amarrando a Jesus, levaram-no e o entregaram a Pilatos. Pilatos o interrogou: És tu o rei dos judeus? Respondeu Jesus: Tu o dizes. Então, os principais sacerdotes o acusavam de muitas coisas. Tornou Pilatos a interrogá-lo: Nada respondes? Vê quantas acusações te fazem!Jesus, porém, não respondeu palavra, a ponto de Pilatos muito se admirar. 


Quando se estuda o evangelho de Marcos, as vezes passagens parecem não ter nenhuma importancia, mais quando se dá mais uma atenção se pode perceber um desouro até então escondido. Aqui é uma dessas passagens. Aparentemente uma simples historia, mais quando se gasta um certo tempo nela, se percebe seu valor.
Quando eu estudei essa passagem se deu assim. Não via algo muito importante, ou melhor dizendo: uma riqueza escondida. Mais uma coisa mim chamou atenção, se encontra no verso cinco, àdmiração de Pilatos. Digo, porque Pilatos ficará admirado com o silêncio de Jesus. Então com essa pergunta começei a estudar, a pensar os motivos. Então, como uma luz aparecu, a resposta, e é ela que quero dá aqui.
Pensem o seguinte:
Um homen na situação de Jesus sendo acusado pelos seus, por sua familia severamente, o que é que qualquer pessoa em seu lugar faria, senão tentar, com unas e dentes, sair de tal situação.
Mais Jesus não agiu assim, pelo o contrario ficou calado.
O silêncio de Jesus foi uma aceitação de seu estado, ele estava lá, de livre opção, digo, se ele quisesse teria se livrado de todas as acusações, mais ele não fez isso, pois já estava bem certo de morrer.
Isto foi admiração de Pilatos. Ele estava acustomado a ver os outros acusados a suplicarem, a se defenderem, mas Jesus não fez isso. Jesus aceitara seu caminho.
Muitas pessoas quando passam por um momento dificil, fazem o que qualquer um faz, choram, suplicam, se maldizem, se defendem; fazem o diferente de Jesus. Não entendem que eles só estão naquela situação pois Deus deixou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário