Baner

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Jesus e os demônios

Texto Básico: Lucas 4.31-37
E desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e os ensinava no sábado. E muito se maravilhavam da sua doutrina, porque a sua palavra era com autoridade. Achava-se na sinagoga um homem possesso de um espírito de demônio imundo, e bradou em alta voz: Ah! Que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Vieste para perder-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus! Mas Jesus o repreendeu, dizendo: Cala-te e sai deste homem. O demônio, depois de o ter lançado por terra no meio de todos, saiu dele sem lhe fazer mal. Todos ficaram grandemente admirados e comentavam entre si, dizendo: Que palavra é esta, pois, com autoridade e poder, ordena aos espíritos imundos, e eles saem? E a sua fama corria por todos os lugares da circunvizinhança.
Vamos conhecer um pouco sobre a pessoa de Jesus. A passagem de hoje é a que Jesus enfrenta um servo do Diabo. Para dá inicio note o ambiente onde as coisa acontece. Jesus segundo o versículo trinta e um foi para onde? Carfarnaum! Ali ele ensinava os povos no sabado. O povo que o ouvia ficava admirado com sua maneira de ensinar.
Pronto assim temos uma idéia do ambiente. A historia do versículo seguinte até o trinta e seis, se passa numa sinagoga, lembrando de tudo o que já se passou ali. Temos o seguinte:
  1. Jesus estava em Cafarnaum.
  2. Lá ele ensinava.
  3. Em um destes momento, numa sinagoga, manifestou-se um demônio em um homem. Jesus então expulsa este.

Assim temos uma sintese desta passagem.

Note que o escritor conta o acontecido, ele não espõe sua apinião, ou seja; ele deixa o leitor livre para decidir se aquele fato aconteceu, sim, ou não. Ele é uma testemunha, e como tal dá a sua versão dos fatos.
A passagem ensina também que em Jesus está o poder de espulsar demônios. Obseve que Ele não pediu a Deus para que espulse-o, mais como dono ordena que ele cale e saia do homem.
Note que quando Ele ensina, mostra autoridade, revelando que ele ensinava dele mesmo, e não de outro. Uma pessoa ensinando sem autoridade citaria os ensinos de outros, como um livro, enfim uma fonte de onde ele tira os ensinamentos. Mais Jesus não usava isso. Digo ele ensinava pois entendia profundamente o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário