Baner

terça-feira, 8 de maio de 2012

Jesus na sinagoga de Nazaré

Texto Básico: Lucas 4.16-30
Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler. Então, lhe deram o livro do profeta Isaías, e, abrindo o livro, achou o lugar onde estava escrito: O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor. Tendo fechado o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se; e todos na sinagoga tinham os olhos fitos nele. Então, passou Jesus a dizer-lhes: Hoje, se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir. Todos lhe davam testemunho, e se maravilhavam das palavras de graça que lhe saíam dos lábios, e perguntavam: Não é este o filho de José? Disse-lhes Jesus: Sem dúvida, citar-me-eis este provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo; tudo o que ouvimos ter-se dado em Cafarnaum, faze-o também aqui na tua terra. E prosseguiu: De fato, vos afirmo que nenhum profeta é bem recebido na sua própria terra. Na verdade vos digo que muitas viúvas havia em Israel no tempo de Elias, quando o céu se fechou por três anos e seis meses, reinando grande fome em toda a terra;  e a nenhuma delas foi Elias enviado, senão a uma viúva de Sarepta de Sidom. Havia também muitos leprosos em Israel nos dias do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o siro. Todos na sinagoga, ouvindo estas coisas, se encheram de ira. E, levantando-se, expulsaram-no da cidade e o levaram até ao cimo do monte sobre o qual estava edificada, para, de lá, o precipitarem abaixo. Jesus, porém, passando por entre eles, retirou-se. 
Vamos apreender mais sobre as Escrituras Sagradas, meu desejo é ensinar sobre a passagem de Jesus em Nazaré. Quero que preste atenção no que vou dizer. Deixe que o Espírito lhe ensine. Não dê atenção a outra coisa a não ser no que está sendo falado aqui.
Vamos entender o contexto da passagem. Jesus está em Nazaré, uma cidade que não sei se ainda existe hoje, ele foi lá e se encontra numa sinagoga, um lugar de reunião com fins a se ler as Escrituras e estuda-lás. Percebe-se isso na passagem. Jesus lê ali uma passagem, a bíblia não conta se ele foi escolhido para lê, ou pediu a palavra, também não fala se ele leu só uma passagem, e se a passagem de Isaías, foi lida só aquela, ou se ele leu mais.
Note que na passagem nem tudo é contado. Ao que parece o escritor selecionar fatos. Mais dá para se apreender muitas coisas. Vamos lá, vê alguma coisa!
Então Jesus lê ali uma passagem, nessa está escrito os vesículos de dezoito à dezenove. É bom lembrar que ele pode ter lido mais, mais o escritor lembra só isso.
Na primeira frase da passagem escrita está: "O Senhor me deu seu Espírito". No vesículo vinte um, Jesus afirma que tal frase se compriu hoje, ele diz isso posteriomente a lê, mostrando que ele compriu tal passagem, ou seja; Jesus recebeu de Deus, o Senhor, seu Espiríto. Jesus estava com à aprovação do Senhor em tudo que ele estava fazendo.
O Espiríto está com Jesus, mostra que a prsença de Deus está com ele. A bíblia diz que uma coisa só pode ser confimada como verdade pelo testemunho de duas, ou três. Quando Jesus diz, aquilo para ser confirmada precisa de duas, ou três testemunha, digo ele fala que a presença de Deus está com ele, aí está a primeira testemunha, ou seja, a presença de Deus, uma vida correta, uma vida sem, pecado. Note que na passagem não será dada nenhum foto sordido de Jesus, eles são vão tentar mata-ló, devido não acreditarem nele.
A segunda é o Senhor, digo; o Dono era com ele, os poderes de Dono estava em sua vida, isso se prova nos seus milagres, que só poderiam ser práticados por um Dono. Quando Jesus queria alguma coisa, ele mandava. Como aconteceu na tempestade(Lc 8.22-25).
Jesus tem para mostra que fala a verdade, o Senhor e o Espiríto. São assim indescupavél em não acreditar nele, os incredo-los.
Voltando ao contexto. Percebe que depois da lida, Jesus começa a ensinar. Nem tudo é contado, pecerbe-se quando se vai a Mateus 13.53-58 e Marcos 6.1-6. Nos vesículo seguintes Jesus, afirma que: "não há profeta sem honra, senão em sua terra". Mostrando assim que não houve uma aceitação de seu ministerio em Nazaré, posteriomente a sua afirmação, o povo o levar para fora, afim de o assasinar. Que coisa horrivél foi essa que Jesus falou, que atentou tanto aquele povo?
Jesus disse a verdade, e quem ama a mintira detesta a verdade.
É dito no vesículo trinta que ele foi embora. Temos que entende que se refere apenas a sinagoga e não de Nazaré.
Assim chegamos ao fim deste estudo.

3 comentários:

  1. Temos sim, que realmente sofrer por Jesus; falando a verdade, vivendo a verdade. mas como no tempo de nossos pais, assim; é hoje. vivemos o tempo todo em conformidade com o mundo se dizendo cristão cheios de laços, fazendo defraudações, corrompendo igrejas e muito mais. é isso ainda nos assentamos nos primeiros lugares afim de querer ser vistos. pronto falei.

    ResponderExcluir
  2. Eu quero saber oque aconteceu na cinagoga de Nazaré

    ResponderExcluir
  3. Cem noção essa sua sabedoria cam
    arada

    ResponderExcluir