Baner

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O Pecado Original


 O catolicismo afirma sobre o Pecado Original:

Conhecer o bem e o mal, significa poder determinar para si mesmo o que é bom e o que é mau,... 

  O conhecer aqui é mais que a capacidade de julgar entre o bem e o mal, ou de escolher, o conhecer aqui é uma referencia de um pecado, de uma experiência errada. No discurso de Gn 3 fala-se que o homem passou a um outro tipo de comportamento, ele via agora vergonha em ficar nu com sua esposa.Porque ter vergonha? Só se ele desejou o mal! Este comportamento revela que o homem desejou o mal, ou seja, o provou, sentiu, amou.
Gn 3:7  Então, foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.
  Tem mais, quando Adão ouviu a voz de Deus temeu e se escondeu de Deus, outro comportamento que indica que o homem não era mas o mesmo, por sinal uma atitude errada. Mudança esta causada por este conhecer. Com toda a certeza não era um conhecer bom, ou simples, como o intelectual, adquirido na leitura de um livro. 
Gn 3:8  E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e escondeu-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim. Gn 3:10  E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me. 
  O conhecimento do mal aqui nada mas é que o pecado, e o pecado é a desobediência a Deus, ou seja, um comportamento, comportamento este, feito por Adão, quando desobedeceu a sua ordem de não comer a fruta. Não foi a fruta em se que continha o mal, que passou o mal ao homem, mas a desobediência a Deus. A única maneira dele conhecer o mal seria praticar, desobedecer.   A bíblia ensina que quem peca vira escravo do pecado, ou seja, Adão passou a ser um ser vivendo em um comportamento errado. Todas as atitude de Adão passaram a ser então erradas.  Como podemos perceber, o conhecer ensinado pela doutrina católica é errada, pois indica que o conhecer é o de um como a capacidade de decidir o certo e o errado, que conseqüentemente não causaria toda esta mudança na vida de Adão, sem dizer que eles ensinam que o tal não seria uma coisa mal.
sem o esforço que é próprio do homem, mas intuitivamente, como um anjo ou como Deus ("Sereis como Deuses"). Por aquele preceito, o Senhor Deus indicava que o homem não devia cobiçar uma perfeição superior à sua natureza, ou seja, não devia desejar um bem demodo que ultrapassasse as suas forças, isto é, de um modo desordenado. O primeiro pecado constitui em querer uma coisa boa (a semelhança com Deus), mas desordenadamente, contra a ordem de Deus.

  Era isto uma coisa boa? Que fez ele fugir de Deus?   Adão ele provou o mal, ele o praticou. E com isto passou a ira de Deus sobre ele, que o expulsou do paraíso, e o deu a morte e outras coisas.   O nome Adão significa humanidade, ou  seja, ele era a humanidade, o seu mal foi passado todos nós e o seu castigo também. A humanidade está em pecado, fora do paraíso de Deus e condenada a morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário